7 Dicas para iniciar seu negócio online próprio

Já pensou em ter um negócio online próprio, ser o seu próprio chefe, ter possibilidade de ganhos ilimitados, trabalhar com algo que goste ou produzir e vender seus próprios produtos?

Então, futuro empreendedor, essas dicas são para você!

Liste suas ideias e suas qualificações.

Primeiro, sente e faça uma lista de todas as suas ideias e qualificações para executar cada uma delas. Com isso, poderá avaliar melhor cada uma das suas opções e encontrar o que poderá lhe trazer melhores resultados.

Em nosso blog, você também encontrará algumas ideias que podem te ajudar. Clique e confira dicas de negócio online!

Planejamento estratégico

Avalie quanto investir e o quanto tem disponível para começar.

Empreender nem sempre exige muitos investimentos e, em alguns casos, até nenhum investimento.

Se não tem como investir, opte por trabalhar com algo que você já conheça e consegue produzir por conta própria, o que evita gastos operacionais desnecessários. Se possuir dinheiro para investir, é preciso considerar o quanto custará para iniciar sua operação e mantê-la em funcionamento por alguns meses.

Desta forma, conseguirá visualizar não só se sua ideia é viável comercialmente, mas também se será capaz de manter seu negócio online em funcionamento em casos de prejuízo total nos primeiros meses de operação.

baixo investimento para vender online

Considere iniciar como MEI – Microempreendedor individual.

Se sua ideia está na lista de atividades permitidas para se enquadrar como MEI, não comece como ME (Microempresa). Ao iniciar suas atividades como MEI, você tem vários benefícios, pois além de agilizar o processo de abertura de sua empresa, seus custos serão bastante reduzidos e simplificados. Para saber mais sobre MEI, clique aqui.

mvp Produto viável mínimo

Reduza seus gastos e investimentos ao mínimo possível.

Considere em seu planejamento o famoso conceito em startups, o Produto Viável Mínimo, mais conhecido como MVP (do original Minimum Viable Product). Este conceito ajuda a iniciar o seu negócio da forma mais simples, rápida e viável , de forma que consiga aprender e evoluir com a sua operação e, ao mesmo tempo, ofertar um produto ou serviço de qualidade ao seu cliente.

Seu MVP deve oferecer valor suficiente para ser comercializado, ter benefícios que retenham seus primeiros clientes e forneça informações para avaliar seu desempenho e auxiliar na evolução do seu produto.

Evite investir em equipamentos desnecessários ou muito caros, muito além da sua capacidade inicial de produção e estimativa de vendas.

Considere locais de trabalho mais baratos, como home office ou coworking. Home office é uma excelente opção para iniciar sua operação, pois não exige nenhum tipo de investimento com locação de espaços, Internet, energia e outros custos mensais. Agora, se seu negócio depende de contatos, indicações ou reuniões presenciais, o ideal é procurar um espaço de coworking.

e-commerce barato

Procure investidores e seus primeiros clientes.

Se sua ideia exige investimentos, procure alguém que possa investir no seu negócio e tirar sua ideia do papel. Também procure seus primeiros clientes para ajudar a manter sua operação em funcionamento.

investidor anjo

Faça você mesmo!

Já ouviu falar da expressão “O olho do dono é que engorda o gado”? É exatamente assim!

Em um negócio próprio, o dono é quem mais trabalha e quem mais se dedica, mas também fica com toda a recompensa. Por isso, vale a pena investir o seu tempo e assumir o risco.

No começo, utilize o máximo que puder de sua própria mão-de-obra e tempo para se dedicar ao negócio, e contrate ou terceirize quando for realmente agregar ao desempenho de sua empresa e aumentar suas vendas e faturamento.

Trabalhe online

Propaganda é a alma do negócio

Não pense em simplesmente abrir uma empresa sem realizar alguma estratégia de divulgação, seja sua empresa um ponto comercial bem localizado ou home office. Se seus clientes não souberem da existência de sua empresa, você nunca irá vender!

O marketing e veículos de comunicação tradicionais custam muito, e para quem está sem muito caixa para investimento em comunicação, é inviável. Uma grande dica, tanto para novos empreendedores quanto para empresas já consolidadas, é utilizar o Marketing Digital que, além de muito mais barato, oferece ótimas vantagens comparadas às estratégias convencionais. Entre as vantagens, destacamos segmentação do público-alvo, otimização do investimento, possibilidade de abrangência nacional e internacional, remarketing e maior conversão em vendas, principalmente para lojas virtuais.

Por isso, defina bem as suas estratégias de divulgação antes de iniciar suas atividades, e faça ajustes conforme os resultados apresentados.

marketing digital

Fontes:
Exame – http://exame.abril.com.br
SEBRAE – http://www.sebrae.com.br

E você, está esperando o que para começar seu negócio online? Fale conosco

Shopping online

Sobre o autor

Posts relacionados

Em dois dias de ofertas, a Black Friday 2017 gerou faturamento de R$ 2,1 bilhões para o e-commerce...

Já não é novidade o quanto é importante estar presente no comércio eletrônico, ainda mais...

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) revelou que até o final de 2017 todos os boletos serão...

Escrever comentário